spot_img
terça-feira - 18/11/2025

Governo Lula entrega 20 imóveis da União para reforçar políticas públicas em MS

Mais Lidas

O Governo Federal vai entregar 20 imóveis da União para projetos em diversas cidades de Mato Grosso do Sul. As entregas, que acontecem nesta sexta-feira (24), em Campo Grande, fazem parte do programa Imóvel da Gente, que reaproveita espaços públicos sem uso para fortalecer políticas nas áreas de educação, assistência social e desenvolvimento urbano. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, estará na cidade para realizar as entregas com o governador Eduardo Riedel e outras figuras políticas.

Entre as ações anunciadas, está a cessão gratuita de um terreno em Japorã, com mais de 3 mil metros quadrados, onde serão construídas duas escolas de educação infantil voltadas ao atendimento de cerca de 300 crianças indígenas. Em Porto Murtinho, um imóvel da União será usado para a urbanização da Orla do Rio Paraguai e para a construção do Centro de Atendimento ao Turista, iniciativa que deve estimular o turismo local e gerar emprego e renda.

Na área da educação superior, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) receberá 16 terrenos para construção da nova sede da reitoria e ampliação da estrutura de ensino. Já a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será contemplada com dois imóveis em Campo Grande, sendo que um deles servirá para a instalação de um hub de inovação e o outro para uma casa de hóspedes voltada a pesquisadores e estudantes.

Outras iniciativas beneficiam instituições que atuam com crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Em Corumbá, o terreno do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) será regularizado, garantindo a continuidade do atendimento a centenas de famílias. A Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul (FEAPAES-MS) também será contemplada com a cessão definitiva do imóvel onde já funciona sua sede. Em Caarapó, dois imóveis serão destinados ao Centro Marie Ariane, que acolhe menores em situação de vulnerabilidade.

Durante o evento, o estado também vai aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), que oferece ferramentas tecnológicas para melhorar a administração pública. Uma das iniciativas do programa é a Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica nas Contratações Públicas, que reserva parte das vagas em contratos governamentais para esse público.

Desde a criação do Imóvel da Gente, o governo federal já destinou mais de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. A cerimônia de entrega será realizada no Teatro Glauce Rocha, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Leia mais em: https://www.topmidianews.com.br/politica/governo-federal-entrega-20-imoveis-da-uniao-para-reforcar-politicas/230222/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias